Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A singela opinião de uma marineira


Na última eleição,do dia 3 de Outubro desse ano, a candidata pelo PV Marina Silva levou o bronze na corrida presidencial, com 19,33% dos votos válidos. Na minha humilde opinião de eleitora, concordo plenamente com a seguinte frase: "Não foi a Marina que perdeu a eleição do Brasil, foi o Brasil que perdeu a Marina".
Como já deve ter sido percebido, sou uma marineira assumida. Concordo com os planos de governo da ex-ministra e suas propostas, que ao contrário do que muitos pensam, vai muito além de meio ambiente. A Marina é o que o Brasil precisa agora: sonhadora, idealizadora,inteligente, consciente,guerreira; o problema é que as caras novas não tem chance e nem um voto de confiança da população, que prefere se manter como está, a tentar melhorar o que os governos passados iniciaram.
Porém, acredito que a grande vencedora foi sim a candidata Marina, pois pela primeira vez ela concorre a um cargo taõ alto e de tanta responsabilidade, e conseguiu ofuscar as campanhas dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), campanhas essas as mais caras, principalmente a de Dilma,uma das mais caras de todos os tempos. Marina os pressionou muito com sua "onda verde" sobre os dois candidatos mais bem votados, chegando a se cogitar a hipótese de um 2º turno. Além de que a candidata dominava os debates sem desprezar a sua diplomacia, respeito e educação para com os demais candidatos.
Marina ainda está verde? Pode ser que esse trocadilho infeliz esteja certo...vejamos pelo quadro do nosso atual presidente Luis Inácio Lula da Silva, que disputou eleiçoes e perdeu desde 89. A vitória petista só veio em 2002, após três derrotas consecutivas (89,94,98). Eu acredito que a história se repetirá com Marina Silva, passadas algumas eleiçoes, mais cedo ou mais tarde, ela conseguirá o cargo de governante dessa República, e isso é tão evidente quanto a vitória de Dilma sobre Serra .
Vamos ao segundo turno: Dilma Rousseff x José Serra. A antiga luta entre tucanos e petistas prevalece anos a fio, os da esquerda contra os da direita. Há um ditado popular que diz:" se ficar o bicho pega, se correr o bicho come".Pois é, devemos tomar muito cuidado com o escolhido desse 2º turno. Sinto um nó na garganta todas as vezes que me lembro que terei de votar na candidata Dilma por ser para mim ,a única opção, pois o candidato Serra não terá o meu voto jamais.
Como já foi mencionado, muitos votarão na candidata Dilma com o pensamento de que tudo continuará do mesmo jeito, pois a representante petista seria como uma "marionete", e que o governo continuará nas mãos capazes de Lula. Porém,com o cargo de presidente, por quanto tempo Dilma se deixará manipular e ser comandada por Lula? Até onde vai o poder de persuasão do Presidente?
O monopólio do PSDB sobre o estado de São Paulo, mostra claramente aonde fica a educação pública para eles: um pouco mais abaixo que o fundo do poço. Percebemos isso só pelo horário eleitoral gratuito no qual o governador reeleito Geraldo Alckimin afirma que a progressão continuada é algo bom para a educação. Bom...bom pra quem? Para os alunos? Segundo a revista "Veja", grande parte dos estudantes que se formam no ensino médio saem sem saber matemática. Então eu pergunto: Como é que nós, estudantes de escolas públicas, teremos chance em vestibulares tendo em vista os nossos rivais: alunos muito bem preparados vindos de escolas privadas? Isso sem falar no desestímulo existente na rede pública, com a programação continuada não há necessidade de esforço, estudo,bom comportamento, pois todos irão conseguir passar de ano do mesmo jeito, independente de ser um bom aluno ou não. Tomar atitudes corretas vai da consciência de cada um. Isso sem falar na super desvalorização e desrespeito ao professor, que nas posiçoes de educadores, orientadores,e formadores de opinião como são, deveriam ao menos ser bem remunerados para tanto. E´, talvez não seja para os alunos...talvez seja melhor para o uso em benifício do próprio governo. O Ideb ( Ìndice de desenvolvimeto da educação básica) é um dos principais medidores da educação brasileira, e é usado como uma maquiagem para que o exterior pense que o Brasil tem a educação sendo melhorada cada vez mais,com ótimos números positivos; maquiagem essa tão bem feita e convincente que incrivelmente até alguns brasileiros acreditam.
No próximo dia 31 de Outubro, no 2º turno avalie bem e pense muito a respeito de quem será o seu eleito. E naõ se deixe enganar pelas gracinhas e pelo bordão do Tiririca: Pior do que 'tá' fica sim, e como fica...a não ser que não deixemos que isso aconteça, fazendo valer o nosso poder de eleitores nas urnas na nossa sociedade democrata.

Wagner Moura, tambem votou na candidata Marina Silva, veja o depoimento dele a respeito da candidata do PV:




"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"
Geraldo Vandré

Nenhum comentário:

Postar um comentário